quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Canivete Suíço

Em 1891 o exército suíço pretendia, para uso exclusivo dos seus soldados, um canivete que fosse versátil, leve e fácil de transportar mas que simultaneamente fosse bastante resistente.

Pois é meus amigos é exatamente isso que esperamos de qualquer ferramenta de TI, principalmente quando o tema é segurança e produtividade.

E para piorar o tic-tac do relógio parece “TIQUETAQUEAR” muito mais rápido hoje em dia que há 5 anos atrás, e a cada ano novo parece que essa bugiganga resolveu trabalhar mais e mais rápido levando nosso precioso tempo para o buraco, mas colocar a culpa no relógio é apenas um subterfúgio para abafarmos nossa realidade.

Temos tantas novas tarefas a cada dia, e para ajudar agora temos que ser praticamente babás de adultos, usuários da rede com uma fome sem limites de informação acessando a internet com voracidade, irresponsabilidade aliados a falta de conhecimento básicos em segurança, clicando em tudo, baixando tudo e pior, instalando tudo.

Não dá....Cadê meu canivete suíço?

Para termos então um pouco mais de sossego é importante possuir uma ferramenta inteligente que conte com recursos de segurança em camadas, controle os usuários automaticamente através de filtros inteligentes, auxilie o usuário a não cometer as atrocidades mais comuns dentro de nossa rede, controle a banda com flexibilidade, gerencie os e-mails, evite a chegada de vírus, priorize a mensageria da empresa tornando-a produtiva, pois vocês sabem exatamente onde a bomba vai estourar.

O TI não deve ser escravo da internet, alias ela não foi criada para isso, temos que enxergar a internet como uma ferramenta de trabalho muito potente e claro, uma fonte inestimável e inesgotável de conhecimento para o trabalho dentro de nossas corporações, em casa é outra história, mas no serviço a internet não pode perder o foco.

Tais ferramentas tem o nome de batismo de UTM (Unified Threat Management) ou se preferir GERENCIAMENTO UNIFICADO DE AMEAÇAS, resumindo, um verdadeiro canivete suíço, onde você pode confiar a segurança e gerenciamento de sua empresa sem a necessidade de ter dezenas de produtos GRINGOS que costumam fazer apenas uma parte do serviço dentro da nossa rede, coisa de americano, “SE EU ACENDO A LUZ, FAÇO SOMENTE ISSO ATÉ MORRER, OUTRA PESSOA TEM QUE VIR APAGÁ-LA”, os discípulos do TIO SAM que me desculpem mas aqui no BRASIL o buraco é bem mais embaixo.

Não temos recursos para contratar um batalhão de gente ou de softwares para ter o luxo de cada coisa ou pessoa fazer exatamente uma função específica.

No BRASIL temos que ser POLIVALENTES.

Para saber mais sobre soluções como as citadas acima, acesse:

http://www.brc.com.br

Texto e publicação: Marcelo Negrão Casetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário