terça-feira, 20 de outubro de 2009

BKP e RESTORE no parque dos dinossauros

Vamos descontrair um pouco! Afinal nem tudo em TI é só trabalhar até as 2:00 am.

Bem, para muitos pode estar soando estranho, que graça tem em falar de BKP e restore, humm, realmente hoje em dia não existe mais o GLAMOUR, se assim posso chamar, mas na verdade estava mais para um jogo de AZAR.

Hoje graça a DEUS, porém duvido que ELE use computador, basta pura e simplesmente conectar um HD USB em nossas máquinas e pronto, fazer BKP em meados de 1985 era uma obra épica. rsrsrsr..

Pra começo de conversa vamos detalhar como era o CPD. rsrs, não tinha CPD as empresas mal possuíam um único computador pessoal (PC) que possuía todo o sistema da empresa, estoque e faturamento e só, e geralmente tudo em DBASE, falando nisso quem se lembra do SUMMER 87?, continuando, o tal PC era o centro do universo da empresa e o mais engraçado é que o cara que operava a tal máquina SATÂNICA, rsrsrs, as vezes mandava mais do que o dono da empresa, cansei de ver isso.

Só para os mais novinhos terem uma ideia do que era ser um técnico de computador naquela época, não tínhamos peças de reposição, tínhamos que consertar o computador, substituir circuitos, cabos, conectores, afinal éramos como uns mecânicos cibernéticos.

Bom, então um belo dia o HD começava a dar PAU, coisa muito comum na época, e obviamente chamavam o mecânico extraterrestre. O diagnóstico muitas vezes era ruim... VAMOS TER QUE FORMATAR O WINCHESTER, hahahah não era HD, era WINCHESTER....
Todos paravam na sala e olhavam desesperados uns para os outros com cara de "O MUNDO ACABOU" ...

E as vezes acabava mesmo. rsrsrsr....

Bom, então começava a maratona de BKP que para nossa infelicidade era feita na unidade de DISQUETE de 360k, haaaaaa. mas não era tão simples assim, antes tínhamos que comprar caixas novas de DISKETES para ter uma maior garantia que o BKP desse certo e pra ajudar depois de comprar as caixas de DISKETES, tínhamos que formatá-los um a um, uma delícia...
rsrsrs...Uma das melhores marcas eram os DISKETES NASHUA...

Formatado as belezinhas dos discos, era a vez de rezar pro santo do BKP e começar, no DOS é claro,

backup c:*.* a: /s

E assim começava a epopéia, põe disco, tira disco, põe disco, tira disco, por horas a fio..

Após várias horas de tensão o BKP terminava, lógico se não desse pau no alinhamento do DRIVER, pois se você espirrasse mais forte do lado do famigerado ele perdia o alinhamento ai troca correr atrás de um driver alinhado para começar tudo de novo, considerando que deu tudo certo estávamos prontos para formatar o WINCHESTER..

Então, lá no DOS chamávamos DEBUG G=C800:5, este comando era enviado para a ROM da controladora do WINCHESTER solicitando a formatação física, após esta formatação íamos de novo para o DOS e formatávamos logicamente com FDISK para criar a partição e FORMAT C:/S para formatar o disco com o sistema operacional.

Depois de um tempo considerável tudo estava pronto, agora era a hora de rezar de novo para o SANTO PROTETOR DOS BKPS para começar o RESTORE..

E de novo, tome disquete, põe e tira, põe e tira, era a maratona reversa, então quando dava tudo certo e após perder o dia todo e muitas vezes a noite também íamos para a empresa, pois pra casa que não era, pra começar mais um dia de MECÂNICO DE COMPUTADOR..

Bom, esta é apenas uma das centenas de histórias jurássicas que tenho pra contar deste mundo que dizem ser de ciências EXATAS, mas vamos confessar, para quem trabalha na área está mais pra ESOTÉRICA..

Abraços a todos...

Texto e publicação: Marcelo Negrão Casetta

Um comentário:

  1. Ahh, mentira !!!

    Tinha a unidade de backup Tape Streamer http://www.mjs-electronics.se/images/Diverse/141080.jpg

    Era muito confiável e rápida, hauhaua ...

    Nossa como vc é velho ....

    Brincadeiras a parte, ao mesmo tempo que era trágico era emocionante essa época .

    [] 's

    Edison Figueira Junior

    ResponderExcluir